Início do carnaval esquenta as vendas do comércio santa-mariense

Quintana

Início do carnaval esquenta as vendas do comércio santa-mariense

NathSchneider

Foto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália Schneider

Depois de dois anos com restrições nas festividades do Carnaval, em função da Pandemia, a celebração carnavalesca retorna com força máxima em 2023. Em Santa Maria, algumas lojas projetam uma melhora de 90% nas vendas em relação aos últimos anos, como celebra a empresária Fernanda Binato, 31 anos:  

– Bem melhor que comparado com o período da Pandemia. Movimento está muito grande, principalmente essa semana. O público procura bastante acessórios, máscara, tiaras, pedrinhas e fantasias para as festas.

O economista e professor universitário, Mateus Frozza, destaca que um dos motivos para o otimismo em Santa Maria deve estar associado também a volta às aulas na rede particular.

– Deve estar aliada a volta às aulas dos colégios particulares e da maior universidade privada de Santa Maria, antes do carnaval, o que gera uma movimentação antecipada na cidade. Além disso, coincidiu à entrada das férias da UFSM, que acabam postergando a saída da cidade. Isso acaba aquecendo as vendas neste período. Também temos as liquidações das lojas que ajudam no fluxo de caixa – explica.

A expectativa é de otimismo na economia como um todo, em especial para os setores do comércio e turismo, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL RS). A entidade acredita em um incremento de até 30% na comercialização de produtos na comparação com o Carnaval 2022, quando várias restrições de circulação estavam impostas à população.

O presidente da FCDL RS, Vitor Augusto Koch destaca que os eventos festivos tendem a incentivar a compra de roupas e acessórios para as atividades.  

– A retomada do carnaval em sua plenitude anima os lojistas, pois é uma festividade que estimula e movimenta o comércio. Um fenômeno que sempre teve grande influência nas vendas do período, os blocos carnavalescos, estará de volta às ruas e aos clubes, como a venda de adereços, fantasias, chapéus, fitas, camisetas, bermudas, shorts e sandálias – afirma.

Opções

Para os foliões, difícil é decidir qual o melhor adereço. A empresária e advogada, Nara Stainr, foi às compras com a família para deixar tudo pronto para as noites de festa.

– É o espírito do Carnaval. O povo brasileiro espera por esse momento. Embora tenhamos muitos compromissos, a gente tem o direito a diversão, nem que seja, alguns dias. Vim com a minha filha e a amiga para vermos alguma fantasia, adereço, é um lado que desperta mais alegria – define.

A advogada Edna Tirloni também foi as compras para garantir as fantasias dos filhos Vicente, 6 anos, e Francisco, 8 anos.

– É diversão, é fazer folia, brincar bastante e se divertir. Eles estão procurando fantasia de piratas, daí estamos tentando ajustar os tamanhos – disse. Para quem for fazer a festa no Carnaval e não conseguiu adquirir uma fantasia ou adereço, o comércio irá abrir no sábado e na segunda-feira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Saiba quanto os 21 vereadores de Santa Maria gastaram em combustível, telefonia e materiais em 2022 Anterior

Saiba quanto os 21 vereadores de Santa Maria gastaram em combustível, telefonia e materiais em 2022

Santa Maria registra dia mais frio da história para o mês de fevereiro Próximo

Santa Maria registra dia mais frio da história para o mês de fevereiro

Geral